A fibromialgia é uma dor totalmente psicológica?

A fibromialgia é uma dor totalmente psicológica?


O “caminho” percorrido pelos pacientes com fibromialgia é, normalmente, o mesmo: percorrer diferentes consultórios médicos para descobrir o que causa a dor. Vários exames são feitos e nenhuma lesão é encontrada. Só então é que o psiquiatra é procurado e o diagnóstico de fibromialgia é detectado.


A fibromialgia é a segunda doença mais comum que afeta ossos e músculos, atrás apenas da artrite. Mesmo assim, ela ainda é de difícil identificação.


Estudos mostram que o que acontece no cérebro do paciente com esta doença é que ele processa a dor de maneira exagerada: Uma pessoa “normal” aguenta uma pressão de até 4kg sem sentir dor nenhuma, enquanto quem sofre com a fibromialgia sente dores imensas com bem menos pressão.


Especialistas explicam que vários estudos, desde a década de 1980, demonstraram que pessoas com fibromialgia possuíam neurotransmissores de dor em maior quantidade e, atualmente, exames já conseguem mostrar com confiabilidade esta diferença.


Não há cura para a fibromialgia, mas há tratamento, que, normalmente, é uma combinação de medicação, exercícios físicos, controle do estresse e hábitos saudáveis. Porém, quando o problema persiste, o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT/TMS) é muito indicado.


Para o correto diagnóstico e tratamento da fibromialgia, é necessário consultar um psiquiatra.


Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia
CRM-SC - 10305 RQE 9292
 

Depoimentos:

Para agendamento de consultas, entre em contato conosco através do Whatsapp.

47 9281-7005

Matérias relacionadas:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada

    Segundo dados da OMS, o Brasil já era o país com maior índice de pessoas ansiosas do mundo, com mais de 18 milhões de pessoas com o transtorno. Agora, de acordo com uma pesquisa realizada pela UERJ e publicada virtualmente pela revista The Lancet, os casos de crise aguda de ansiedade pularam de 8,7%
    Saiba mais

  • A importância dos sonhos

    Você sabia que os sonhos estão presentes em todas as suas noites de sono? Mas nem sempre você lembra deles quando acorda! Eles são importantíssimos para a saúde do cérebro, já que funcionam como um "editor" de memórias. Confira abaixo a entrevista do Dr. Ricardo Zimmer para o Ver Mais e saiba mais
    Saiba mais