Ansiedade!
Você sabe o que é ansiedade? Como você se percebe ansioso? Como lidar com a ansiedade?
A ansiedade é um estado natural. Isso quer dizer que é “normal” ou comum sentir ansiedade, mas não é um sentimento bom e confortável. Se for sentida em muita intensidade, se torna doença.
A ansiedade pode ser percebida de duas formas: Mentalmente, com as preocupações, medos, apreensões e inseguranças; e através de desconfortos físicos, que aparecem a partir dos sentimentos mentais, percebidos através da tensão muscular, dores, taquicardias, faltas de ar, dores de cabeça, tonturas, zumbidos, tremores e suor.
Cada pessoa tem a sua forma de sentir a ansiedade. Para algumas o coração é o centro das emoções; outras sentem dores de cabeça, já os demais se preocupam muito com o futuro.
A ansiedade tem origem na crença de “ser incapaz”, “não dar conta do futuro”, “não tolerar o que pode acontecer”. Esse sentimento está fundamentado na ideia de incompetência, mas algumas estratégias ajudam a diminuir ou controlá-lo.
Para ajudar em crises de ansiedade, nunca tente “controlar o sentimento” ou as preocupações. Somente relaxe o corpo e aceite que não é possível controlar nada. Respire fundo e solte o ar vagarosamente, relaxando o corpo. Repita isso quantas vezes for necessário durante o dia.
Sobre as preocupações: se você deseja pensar em algo, tente não pensar nisso; treine sua atenção para os pontos bons, úteis e verdadeiros da vida.
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Depressão e ansiedade aumentam riscos de outras doenças
Estudo publicado no JAMA Network Open buscou comparar o risco e a taxa de acúmulo de condições crônicas em pessoas com depressão e/ou ansiedade comórbidas versus indivíduos sem depressão e ansiedade.
Saiba maisA EMT como ferramenta terapêutica no combate à depressão resistente a medicamentos
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica não invasiva que utiliza campos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro.
Saiba mais