Depressão e ansiedade aumentam riscos de outras doenças

Estudo publicado no JAMA Network Open buscou comparar o risco e a taxa de acúmulo de condições crônicas em pessoas com depressão e/ou ansiedade comórbidas versus indivíduos sem depressão e ansiedade.

Ao todo, 40.260 indivíduos foram analisados (53.3% mulheres e 46,7% homens).
Os resultados mostraram um risco de acumulação de condições crônicas significativamente maior entre mulheres durante toda a faixa etária com depressão e depressão e ansiedade comórbidas e entre homens mais jovens com depressão e ansiedade comórbidas.

Comparando com mulheres sem depressão ou ansiedade, houve uma taxa mais rápida de acúmulo de condições crônicas em mulheres com depressão ou ansiedade e uma taxa ainda maior quando depressão e ansiedade ocorreram concomitantemente.

Ou seja, os achados sugerem que a depressão e a ansiedade podem estar associadas a maiores taxas de aquisição de condições crônicas e essas associações podem ser ampliadas quando a depressão e a ansiedade ocorrem concomitantemente.
Essas descobertas demonstram a necessidade do tratamento para a depressão e a ansiedade comórbidas, que além de tratar a doença mental em si, pode ajudar a reduzir o risco de mortalidade prematura associada com outras comorbidades.

Fonte: BIPP - Brazilian Institute of Practical Pharmacology e NewsMed

Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540

Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.

Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292

Depoimentos:

Para agendamento de consultas, entre em contato conosco através do Whatsapp.

47 9281-7005

Matérias relacionadas:

  • Problemas físicos da ansiedade

    A ansiedade ocorre em 9 de cada 10 pessoas segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ser exato, 9,3% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade, porcentagem que faz o país ser líder no ranking da doença.
    Saiba mais

  • O medo, a ansiedade e o estresse

    O medo está presente no nosso dia a dia, cada vez mais forte. Ficar doente, ter perdas financeiras, ser demitido, perder um ente querido são exemplos de temores que afligem milhões de pessoas Brasil afora nos dias atuais.
    Saiba mais