Depressão: o mal do século?

Mais comum em mulheres, hoje, no mundo, 5% das pessoas estão sofrendo com a depressão.

A depressão é uma doença que influencia os hormônios e o sistema imunológico. Ou seja, está muito além da falta de serotonina no cérebro. A doença muda o funcionamento do corpo como um todo.

Por isso, é comum que outras doenças (como diabetes e hipertensão), quando associadas à depressão, piorem.

A depressão é uma doença grave! Por isso deve ser tratada com todas as possibilidades, isso inclui medicamentos, mudanças no estilo de vida e psicoterapia.

Em muitos casos (40 a 50%) nem com todas essas associações de tratamentos os sintomas são melhorados plenamente e existe, até mesmo, aqueles (cerca de 20%) que sequer possuem redução dos sintomas. Nesses casos, desde 2012, o Conselho Federal de Medicina recomenda o uso da Estimulação Magnética Transcraniana.

Esse tipo de tratamento é recomendado para episódios depressivos uni ou bipolares e seu principal diferencial é o de não possuir efeitos colaterais e não causar dor.

O tratamento de EMT é realizado no consultório médico com o paciente acordado e dura vinte minutos. Normalmente, são necessárias de quinze a vinte sessões realizadas diariamente para que ocorra a melhora nos sintomas depressivos.

Depoimentos:

Para agendamento de consultas, entre em contato conosco através do Whatsapp.

47 9281-7005

Matérias relacionadas:

  • O medo, a ansiedade e o estresse

    O medo está presente no nosso dia a dia, cada vez mais forte. Ficar doente, ter perdas financeiras, ser demitido, perder um ente querido são exemplos de temores que afligem milhões de pessoas Brasil afora nos dias atuais.
    Saiba mais

  • Depressão

    Sinônimos e nomes relacionados: transtorno depressivo, depressão maior ou depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão: grave, psicótica, atípica, endógena, melancolia e sazonal.
    Saiba mais