Existe prevenção para a depressão?
Antes de dizer para a pessoa depressiva que “ela precisa se ajudar”, “precisa ser mais forte”, lembre-se que a depressão não é questão de querer, mas sim de poder. Então, como agir diante de uma pessoa com depressão?
Primeiro é preciso entender que a depressão não é fraqueza moral ou preguiça. Para ajudar nessa situação, o mais importante é que a pessoa realize o tratamento correto. Só assim terá remissão dos sintomas e melhora da depressão.
Sem acompanhamento especializado, é comum que as chances de novos episódios de quadros de depressão aconteçam.
Os principais tratamentos para os sintomas depressivos são: remédios corretos nas doses corretas e psicoterapia (se houver indicação). Além disso, é preciso tratar as outras doenças que podem aparecer juntas, como: alterações nos hormônios, apneia do sono, falta de vitaminas e nutrientes.
Outra dica importante para os depressivos é a mudança no estilo de vida: é necessário praticar exercícios físicos, aprender técnicas de relaxamento e aumentar a consciência sobre si (suas emoções e pensamentos). Desenvolver disciplina na rotina desses cuidados contribui para a melhora da saúde geral.
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Consulta psiquiátrica sem sair da segurança da sua casa!
Você sabia que atendo também de modo virtual? A opção virtual está disponível tanto para consultas rotineiras quanto para urgências.
Saiba mais62% das mulheres na menopausa têm depressão
A menopausa, marcada por alterações hormonais significativas, afeta profundamente o bem-estar emocional de muitas mulheres, com 62% experimentando depressão.
Saiba mais