Mudar é necessário!

O que faz as pessoas não conseguirem mudar determinados comportamentos? Como por exemplo: escolher alimentos saudáveis, fazer uma dieta, praticar exercícios físicos, usar adequadamente remédios por tempo e dose adequados, enfim, todas aquelas coisas que sabemos que nos fariam bem, mas que dificilmente a maioria das pessoas fazem.
Vejamos um exemplo para ilustrar:
Após sofrer infarto agudo do miocárdio, é comum a pessoa mudar algumas rotinas de vida, como seguir uma dieta, parar de fumar, fazer exercícios físicos e tomar medicação. Mas o que aconteceu? O que lhe motivou? Acredito que não foi somente o contato com a possibilidade de morrer, mas sim o desejo de permanecer vivo e desfrutar da vida, ou seja, se criou uma necessidade.
Nesse exemplo, podemos considerar que a pessoa sempre foi capaz de caminhar, parar de fumar e reeducar sua alimentação. Entretanto, agora com a necessidade que brotou pelo desejo de permanecer vivo, foi capaz de realizar tais mudanças em sua vida.
Quando refletimos sobre tudo o que podemos melhorar em nossa vida, avaliamos esses pontos mesmo sem percebermos se somos capazes de fazer, se existe necessidade e qual o nosso desejo em produzir tal mudança.
É muito comum acreditar que a vontade é necessária para se alcançar ou fazer algo, porém ela se forma após um certo tempo praticando aquilo que devemos fazer. Ninguém nasce com vontades ou gostando de alguma coisa, é a realização que nos torna capaz. Desse modo, surge o desejo pela ideia ou expectativa de gratificação, que se realiza no ato de sentir tal emoção.
Porém, nem tudo o que realizamos em nosso dia a dia é prazeroso ou agradável, mas fazemos por ser necessário. Note que neste ponto, muitas vezes, ignoramos o nosso desejo ou a nossa gratificação e fazemos por ser indispensável.
É a repetição de algo que nos torna competente.
Minha sugestão é que primeiro se construa a necessidade de mudar pela perseverança e teimosia saudável. Assim, a vontade se estabelecerá naturalmente e você se sentirá capaz de transformar sua vida tendo livre escolha.
Portanto, a motivação vem por muitos meios e cada um pode ter formas diferentes de conseguirmos o impulso para a mudança!
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
A morte e como lidar com ela
O Psiquiatra Dr. Ricardo Zimmer, em entrevista ao canal TV Itapuã 10 de Pato Branco (PR), fala sobre a morte e como lidar com ela.
Saiba maisOnde está a felicidade?
Tenho a pretensão neste escrito de trazer um olhar sobre as maneiras que podem nos aproximar da felicidade.
Saiba mais