Sintomas da fobia social
A fobia social é classificada como um tipo de transtorno de ansiedade. Por isso, esse problema também pode ser chamado de Transtorno de Ansiedade Social (TAS).
Os transtornos de ansiedade dizem respeito a medos desproporcionais em relação à ameaça real. No caso de quem tem ansiedade social, esse medo desproporcional é associado com o desconforto de se expor, de socializar e, na maioria dos casos, de falar em público.
O que uma pessoa com ansiedade social sente?
As pessoas que sofrem com esse tipo de fobia possuem um medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho. Por isso, situações de exposição podem levar ao medo de parecer ridículo, dizer tolices ou coisas erradas, ser observado por outras pessoas, ser o centro das atenções, comer, beber ou escrever em público, falar ao telefone e, até mesmo, usar banheiros públicos.
Quando essas situações acontecem, o paciente sente diversas emoções desconfortáveis antes, durante e após o acontecimento, como palpitações, coração acelerado, rubor, tremor, sudorese, enjoos, mãos tremendo e “gelo no estômago”.
Como a ansiedade social afeta a vida do paciente
Por conta das sensações ruins que sente ao ter que falar em público ou interagir com outras pessoas, o paciente passa a ter uma vida limitada, evitando as atividades que causem ansiedade e sofrimento. O problema traz prejuízos no campo profissional, social e afetivo da pessoa.
“Não gosto de falar em público, então possuo fobia social?”
Ter medo ou desconforto de falar em público, por si só, não é certeza do diagnóstico da fobia social. Para que sofra com fobia social, o medo deve ser tão acentuado que intervenha na vida pessoal e/ou profissional do paciente.
Por isso, apenas um psiquiatra pode fazer o diagnóstico adequado.
Como funciona o tratamento da fobia social?
O tratamento para esse problema é passado pelo psiquiatra, que pode recomendar o tratamento conjunto entre medicação e psicoterapia, que tendem a dar uma ótima resposta de melhora dos sintomas para que a pessoa tenha uma vida normal e sem limitações.
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Será que você tem transtorno de ansiedade?
Segundo dados da OMS, o Brasil é um dos "campeões" no quesito população ansiosa: 9,3% dos brasileiros sofre com o problema, porcentagem que equivale ao triplo da média mundial.
Saiba maisComo identificar e tratar a agorafobia
O Psiquiatra Dr. Ricardo Zimmer, em entrevista no programa Ver Mais da RicTV Record SC, explicou como identificar e tratar a agorafobia, o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão que muitas vezes é sequela do transtorno do pânico.
Saiba mais