Tratamento sem efeitos colaterais para a fibromialgia e dor crônica

Tratamento sem efeitos colaterais para a fibromialgia e dor crônica
A fibromialgia e a dor crônica têm alta prevalência na população: segundo dados da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, pode atingir de 7 a 40% das pessoas e estatísticas da IASP (Associação Internacional para o Estudo da Dor) apontam que uma em cada cinco pessoas sofre de dor crônica moderada a grave em todo o mundo. Dentre os pacientes com o problema, cerca de 50% ficam parcial ou totalmente incapacitados.
O problema tem como característica a duração prolongada da dor, que pode ser de meses a anos, e quase sempre, está associada a algum processo de doença crônica. É mais comum em mulheres, na faixa etária dos 35-60 anos.
Mesmo com a grande ocorrência, ainda não se sabe exatamente o que causa o problema e a maioria dos tratamentos é feita com analgésicos, que geram algum alívio, mas não curam a doença e podem causar efeitos colaterais como: sonolência, comprometimento da memória e fraqueza. Mas com a descoberta da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT/TMS) esse quadro começou a melhorar.
Vários estudos foram feitos e comprovam a eficácia da EMT/TMS no tratamento da fibromialgia e da dor crônica. Por exemplo, na UQAC (Universitdu Québec Chicoutimi), no Canadá, uma equipe inteira está focada em estudar seus benefícios para esses pacientes. Liderados pela médica Suzi Ngomo, pós-doutora em Neurociências, as conclusões que a equipe chegou são animadoras: em um estudo que tinha como objetivo avaliar a quantidade de vezes que os pacientes com dor crônica eram capazes de colocar uma toalha no varal (na maioria dos casos, a doença causa dores acima dos ombros). 10 dias depois das sessões de EMT/TMS, foi percebido uma melhora de até 60% na dor e de até 50% na mobilidade física, o que significa que os estudados conseguiram colocar mais toalhas no varal.
O tratamento com a EMT/TMS atinge diretamente os neurônios que controlam a dor, dessa maneira, consegue tratar a síndrome sem provocar efeitos colaterais significativos. Além disso, pode ser aplicado no consultório médico, sem uso de anestesia e com o paciente acordado, de tal forma que não prejudica as atividades do dia a dia.
Para ser feito o tratamento em quem sofre com a fibromialgia ou dor crônica, ou para saber se o tratamento pode ser utilizado para um caso em particular, é necessário o agendamento de consulta de avaliação médica.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia
CRM-SC - 10305 RQE 9292
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Aniversário de 20 anos de formatura em medicina
Exatamente hoje, há 20 anos, eu me formava médico pela Universidade Regional de Blumenau. Então com 25 anos, eu estava conquistando uma etapa importantíssima da minha vida, uma vez que precisei batalhar muito para ser médico.
Saiba maisQuadros de estresse e depressão
Como melhorar quadros de estresse e depressão.
Saiba mais